segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O palco

O palco era grande, atravancado de porcarias que iam do chão até o teto. Mercadorias desordenadamente colocadas em pilhas, fileiras, unidades sobre unidades e ao lado de outras tantas unidades. Placas amarelas de preço anunciavam imperdíveis promoções, sabão em pó, em pedra, sabonete, arroz, feijão, banana, produtos de todos os gêneros armazenados no mesmo local. Corredores apertados, mau iluminado, cheirando a urina de rato, frutas passadas e suor humano. As moscas pousando sem pressa sobre lingüiças, bacon e torresmo expostos em desmazelo sobre o balcão do açougue. Características comuns de mercados populares. “Aproveite a oferta freguesia”, anunciava da caixa de som uma voz meio rouca e cansada, entre um pagodinho e outro.

De que serve o palco senão para atores representarem seus papeis? Os atores eram homens, mulheres e crianças, em seus carrinhos até mesmo os nenéns não perdiam a oportunidade de participar do espetáculo fazendo alguma algazarra (às vezes engraçadinhas, às vezes irritantes). Papeis e intenções se repetiam diariamente, as falas se restringiam a “obrigada”, “por favor”, “licença”, raramente improvisações eram necessárias, participações rápidas. A menina do caixa sempre sorridente com seu avental azul fazia acenos com a cabeça “Obrigada, volte sempre

Todo dia, dia de interpretação, cortinas abertas de segunda a segunda. Um palco repleto de novos e velhos talentos, porém não havia tempo nem espaço para apenas assistir, muito menos ensaiar, a vida pulsavam em cada canto, até mesmo o ar ali, possuía uma densidade diferente. Todos sem exceção, intérpretes de um palco real, de uma vida que meramente acontecia.

2 comentários:

Lily Smith disse...

Oi kengaaaa

Agora eu sigo seu blog... ja tinha tentado fazer isso e nao tinha dado certo... eu vim inclusive brigar com vc pra vc postar mais, mas quando vi, tinha postado hj mesmo.. shaushuasa

Luiz Henrique disse...

Em qualquer palco, em qualquer peça, tudo o que os atores precisam fazer é escutar o que o Diretor tem a dizer e tornar tudo mais interessante.